Postagens

Mostrando postagens de junho, 2012

Para Itaqui

Imagem
João Sampaio, poeta maior do nosso querido Itaqui.

Itaqui, minha paixão

Relação de algumas músicas que falam no Itaqui: Lourenço Vargas - Mateando Solito (poesia) Elton Saldanha - Itaqui Telmo de Lima Freitas - Ciro Gavião Jorge Guedes - João Sampaio Juarez Bittencourt - Nos Meus Tempos de Rapaz Os Tiranos - Tributo Para Um Tropeiro Os Mateadores - Fandango no Itaqui Elton Saldanha - Vanera do Itaqui Delvio Oviedo - Itaquiense Cesar Pirelle - Fim de Tarde Em Itaqui Juarez Bittencourt - Um Gaiteiro do Itaqui Elton Saldanha - Ronda de Tropa Os Mateadores - Num tranco de Vaneira Rubenz Paz - Recuerdos do Itaqui Tchê Barbaridade - Sou do Itaqui Sapucay da Fronteira - Tá Especial, Tá de Primeira Os Mateadores - Baile das Negra Touro João Sampaio - Para Itaqui (poesia) Whalter Morais - Flor Gaúcha do Itaqui (Dona Josepha)  Marcelo Schweighofer - A Casilha, o Rio e Eu Marcelo Schweighofer - Meu Jeito Robério Leiva Carneiro - Semana Farroupilha Telmo de Lima Freitas - Ambrozio de Mello

Long play e sua história.

 Em 1807, o físico inglês Thomas Young consegui, usando um estilete, gravar as vibrações de um corpo sonoro num cilindro giratório coberto de fuligem, instrumento que o tipógrafo Edouard Scott acabou combinando com o seu "fonoautógrafo", capaz de gravar palavra e canto. O americano Thomas Edison inventou o fonógrafo, que registrava e reproduzia o som. Em 1877, o alemão naturalizado americano Emile Berliner inventou o disco e o gramofone.  Foi o alemão Fred Figner que montou a primeira fábrica de discos no Brasil e da América do Sul, a Odeon, em 1903. Esses discos de 78 rotações, com aproximadamente quatro minutos de duração, acabaram superados pelo long playing de 33 rotações, criado pelo engenheiro húngaro Peter Carl Goldmark (1906/1977). No Brasil, o LP chegou em 1951.                                                          (Cons...

Para colecionadores de discos de vinil (LP's)

 Breve estarei postando no blog, minhas coletâneas de vinis, muita coisa já vendi, terei que fazer um levantamento, tenho ainda em torno de 600 LP's ou mais, todos em estado de novos. Podemos negociar. Aguarde.

Músicas e sentimentos

 Ritmada como o coração, triste como a saudade, alegre como o riso, apaixonada como o primeiro amor, a música fala direto aos sentimentos, como uma expressão fiel da nossa alma.  Que arte é essa que, com uma simples mistura de sons, tem o poder de trazer de volta lembranças ou nos fazer mudar de humor em minutos?  Arte mágica que garante para cada momento uma trilha sonora capaz de nos fazer viajar ao que há de mais íntimo dentro de nós.  Durante a maior parte da minha vida estive fortemente ligado à música, se ganhei ou se perdi nesta vinculação, não tem a menor importância, os momentos de prazer e felicidade sempre estiveram presentes em meus projetos.

Itaquiense

Imagem
Um verdadeiro hino para os itaquienses. Retrata bem o sentimento dos moradores desta terra. Belíssimo trabalho musical composto e gravado pelo amigo DÉLVIO OVIEDO.