Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2012

Divulgando o que é bom.

Imagem
Nossos costumes, nossa música, nossa tradição, nosso orgulho. "Ser gaúcho não é opção geográfica, é filosofia de vida".

Ser gaúcho

Imagem
 Setembro ainda não chegou e a cidade de Itaqui já está em alvoroço, preparando-se para os eventos farrapos. Começando pela 15ª Casilha da Canção Farrapa, nos dias 31 de agosto, 01 e 02 de setembro, um festival que se supera ano após ano. As cavalgadas, chegada da chama crioula, o desfile, as programações dos CTG's e piquetes, tudo está sendo cuidadosamente planejado e ansiosamente aguardado.  É bonito ver a gauchada feliz, e como parece ser importante usar lenço no pescoço, bombacha, botas e chapéu de aba larga. O gaúcho gosta de cultuar as tradições porque conhece a história do Rio Grande. Gostamos de sentir a liberdade, gostamos do campo e da lida campeira, como é prazeroso o cheiro da terra e ter amor por ela. O gaúcho é antes de tudo um batalhador que não se deixa derrubar. Ser gaúcho é bater no peito e dizer que tem orgulho de ser daqui, é saber cantar em voz alta o nosso hino. Por tudo isso, que sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra.

Misto de sentimentos

Imagem
 Olhando este pássaro neste horizonte... Sinto algo que não sei explicar, é um misto de solidão com liberdade, de vida e saudade, de melancolia e felicidade. Toda esta mistura de sentimentos, me torna confuso. Porém, fica bastante claro que a vida apesar de complexa é bela, para vivermos bem temos que admirar a natureza, os animais e as pessoas. Viver bem é obra de inteligência e amor.

Itaqui antiga e atual

Imagem
 Como é bom relembrar o Itaqui de antigamente, sua história e seu glorioso passado. Maravilhoso nos voltarmos para o presente e o futuro, sabedores de tudo que representa e representou nossos antepassados.  Itaqui, o portal do Rio Grande, onde só haviam índios Guaranis até a chegada de uma missão de jesuítas em 1700. Foi palco de várias batalhas durante a Guerra do Paraguai (1864-1870). Como cidade temos apenas 154 anos, em 1858 fomos desmembrados do município de São Borja. Estamos certos de um futuro de progresso, unidos com os povos das cidades vizinhas (da outra margem do Rio Uruguai) Alvear e La Cruz da República Argentina, haveremos de conquistar a nossa ponte internacional.  A propósito, mostro neste vídeo gravações de um gaúcho, gaiteiro do Itaqui, nosso velho Ambrosio Mello tocando chamamé. E a propósito também, destaco entre outras fotos, as tiradas por Diego Petruszynski um "hermano" argentino.  Este trabalho é simples, como eu sou, mas ...

ITAQUI

Imagem
  Minha bela Itaqui, teu nome que se deriva do Guarani, significa pedra d'água, pedra macia, boa para afiar. Tuas pedras nunca estiveram em meu caminho para atrapalhar, são pedras abençoadas por Deus, pedras das oportunidades e das mais belas esculturas naturais.    Já ouvi pessoas falarem que antes de serem brasileiros, são gaúchos, pois eu digo que antes de ser gaúcho sou itaquiense, tamanho é meu orgulho por esta terra onde nasci.   Itaqui de Cyro Gavião, Elton Saldanha, Délvio Oviedo, João Sampaio, Quide Grande e tantos outros poetas e cantores, ilustres representantes deste pago. Itaqui do pôr do sol do cais do porto, do Rio Uruguai, do Teatro Prezewodowski um dos mais belos e antigos do Brasil. Que honra as tradições gaúchas, cultuadas pelos CTG's Rincão da Cruz e Cristóvão Pereira de Abreu, dezenas de piquetes e MTG's. Da agricultura e pecuária pujantes, destaques no cenário nacional. Das lindas mulheres e paisagens naturais. Teus campos verdes, ri...

Ronda de tropa

Imagem
 Elton Saldanha , com a música Ronda de tropa , homenageia nossos heróis tropeiros gaúchos, que viajavam grandes distâncias montados em seus cavalos, durante semanas seguidas, conduzindo numerosas tropas de gado, enfrentando todos os tipos de sofrimentos no caminho, a saudade de casa e da família. Homens que se arriscavam para impulsionar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do Brasil.