ITAQUI

  Minha bela Itaqui, teu nome que se deriva do Guarani, significa pedra d'água, pedra macia, boa para afiar. Tuas pedras nunca estiveram em meu caminho para atrapalhar, são pedras abençoadas por Deus, pedras das oportunidades e das mais belas esculturas naturais.

 

 Já ouvi pessoas falarem que antes de serem brasileiros, são gaúchos, pois eu digo que antes de ser gaúcho sou itaquiense, tamanho é meu orgulho por esta terra onde nasci.



  Itaqui de Cyro Gavião, Elton Saldanha, Délvio Oviedo, João Sampaio, Quide Grande e tantos outros poetas e cantores, ilustres representantes deste pago. Itaqui do pôr do sol do cais do porto, do Rio Uruguai, do Teatro Prezewodowski um dos mais belos e antigos do Brasil. Que honra as tradições gaúchas, cultuadas pelos CTG's Rincão da Cruz e Cristóvão Pereira de Abreu, dezenas de piquetes e MTG's. Da agricultura e pecuária pujantes, destaques no cenário nacional. Das lindas mulheres e paisagens naturais. Teus campos verdes, rios e matas encantam a todos que te visitam. Tens a Semana Farroupilha das melhores do Estado. Teus festivais de músicas e o teu carnaval são marcas de um povo realmente feliz.
 


 Sei que todos amam sua terra natal, isso é normal e natural. Todas as cidades merecem o meu respeito, mas me permitam dizer que não há lugar melhor para viver do que Itaqui, onde se aperta forte a mão que lhe é estendida, terra onde as pessoas se querem bem e o amor está presente em cada rosto, em cada fisionomia.





Obrigado meu bom Deus por me fazeres Itaquiense, e me permita senhor quando eu morrer, continuar neste solo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esse Cavalo Que Eu Tenho

O Pedro Pampa, a Cigana e o Touro Jaguaré

A casilha, o rio e eu.