Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2013

Santa Maria

Imagem
Filhos do Itaqui, estrelas que hoje brilham no céu! Santa Maria que em todos os tempos abrigou filhos de todas as querências, que buscam em ti seus futuros, a cultura e o saber. Santa Maria da Boca do Monte, do coração do meu Rio Grande amado, sempre me fizeste alegre e feliz, agora me entristeceu. Ficamos profundamente chocados desde domingo, nos fizeste chorar e sem saber quando esta dor vai passar, peço a Santa Maria, mãe de Deus , rogai por nós, pecadores, e nos devolva o gosto pela vida!  Santa Maria, assim é o teu céu durante o dia e a noite certamente ficará mais estrelado!!!

Entrando na história

Imagem
"A sanha dos meus inimigos deixo o legado de minha morte. Levo o pesar de não ter podido fazer pelos humildes tudo aquilo que eu desejava." Getúlio Vargas.  Tinha dois anos incompletos quando Vargas morreu, lembro com muita clareza de um fato acontecido um pouco mais tarde que me impressionou bastante. Com seis ou sete anos fui levado pelos meus pais a fazer visita a uma tia chamada Neída e seu esposo, o tio Kleber, este gerente do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, ag. Itaqui, na época o banco ficava no prédio diagonal a prefeitura, onde hoje é o chamado Palácio Rincão da Cruz (câmara municipal de vereadores), meus tios residiam no apartamento que ficava no andar superior. Deste local, de uma janela, ficamos a observar o grande movimento de pessoas na praça e prefeitura, logo ali a frente, o motivo era a inauguração do busto de bronze em homenagem ao Presidente Getúlio Vargas, aconteceram muitos discursos, as pessoas aplaudiam emocionadas, alguns choravam. Tudo aquil...

Pescando emoções gauderias

Imagem
O gaúcho é assim, nós somos assim, por onde andarmos carregar o amor pelo Rio Grande é normal, este sentimento que nem sabemos explicar, só sei que sentimos desde criança. Esta foto é de meu conterrâneo poeta e cantor, Elton Saldanha, em uma praia quase deserta de Santa Catarina. Temos orgulho enorme de sermos brasileiros e maior ainda de sermos gaúchos, este estado é grande, mas cabe inteiro dentro do peito de seus filhos, este amor que sentimos pela terra geralmente é mais forte quando estamos fora da querência, não queremos ofender a ninguém, apenas é o nosso jeito.

A Enchente de 1971

Imagem
  ITAQUI-RS , Brasil. O ano é de 1971, só naquele ano tivemos três cheias do Rio Uruguai (os chamados repiques), vejam que imagens históricas e chocantes destas enchentes, em destaque a Rua Dom Pedro II onde residiam os meus pais. Cenas filmadas em Super-8 pelo irmão Carlos Hugo, ao qual deixo os maiores agradecimentos pelas imagens.

Resmungo do Poly

Imagem
  RESMUNGO DO POLY mais uma do Encontro Americano (LP). Poly era um peão negro velho que Manolo conheceu em uma carreira de campanha, onde contou sua vida cheia de sacrifícios. Só a sensibilidade gauchesca de Manuel Oribe Fernández Alves o "Negro Manolo" para fazer uma música tão bela como essa.

Recordações 2

Imagem
 Não tem jeito! Sou um saudosista nato! Aqui recordo os tempos da "Breed Club" (anos 80) e alguns dos artistas que lá se apresentaram, a bela Buenos Aires e pessoas queridas da minha família, amigos e outras lembranças.

A enchente

Imagem
No ano de 1983 tivemos a maior de todas as cheias do Rio Uruguai. Itaqui, no Rio Grande do Sul, sem dúvida a cidade mais atingida, apesar dos habitantes estarem acostumados pois sempre que as águas avolumam trazem grandes prejuízos, foi uma gigantesca tragédia, a maior que presenciei até hoje. Só os lugares mais altos da cidade não foram alcançados pela enchente, o centro e diversos bairros foram totalmente tomados pelo rio, reduzindo a pequenos espaços os aglomerados de pessoas, fugindo e carregando seus pertences da maneira que podiam, quem presenciou nunca poderá esquecer.

Milonga da Fronteira

Imagem
 Na fronteira do Brasil com Uruguai ou Argentina, uma milonga pode ser romântica ou simplesmente falar das lidas do gaúcho. Sou grande apreciador de milongas, tangos e chamamés, porque sempre expressam o que existe de mais puro na alma gauchesca. É certo que a milonga popularizou-se nos subúrbios de Montevidéu e Buenos Aires e acabou se enraizando no Rio Grande do Sul. Manuel Oribe Fernández Alves o nosso conhecido amigo "Negro Manolo" no seu trabalho "Encontro americano" (LP), gravou esta bela Milonga da Fronteira , ao estilo que bem representa os gaúchos irmãos, uruguaios, brasileiros e argentinos.

Recordações

Imagem
 "A primeira metade da vida passa-se a desejar a segunda; a segunda a recordar a primeira." A. Karr. As vezes queremos fazer o tempo voltar, infelizmente não é possível, mas agradeço a Deus por tudo que já vivi. A Vida é um grande e interminável aprendizado, como é bom recordar os melhores momentos com nossos familiares e amigos.

Filho do Mato

Imagem
 De volta a rotina de trabalho, organizando a casa e tendo a realidade em ascensão, vamos destacando esta música belíssima do amigão "Negro Manolo" (Manuel Oribe Fernández Alves), do seu trabalho ainda em em LP (disco de vinil) "Encontro Americano", intitulada Filho do Mato. E continuamos abrindo picadas nos matos da vida...