Itaqui no Paralelo Sul - Parte 3

 Último Bloco do programa apresentado por Rui Biriva, com participações de: João Sampaio (poeta e compositor), professor Paulo Corrêa dos Santos, José Ribeiro (Zeca Bigode), pesquisador Jesus Pahim, e cantando "Vanera do Itaqui" de João Sampaio e Elton Saldanha o Marcelo Antunes da Silva e Felipe Antunes, ainda bem menino.
 Vamos rever o Mercado Público Municipal, que continua do mesmo jeito (sem reforma), lugar que costumava comprar peixes com o meu pai, gibis em uma banca de revistas e jornais, ou simplesmente visitar meu tio Miano Morozi que bem na entrada à esquerda tinha um armazém. Como seria bom ver este local histórico totalmente restaurado.
 A Estância Alto Uruguai de Neli Aranha, local que conheci em 1969 ou 1970 levado pelo saudoso Nelson Aranha (Nelsinho), mais tarde lá retornei quando meu inesquecível amigo faleceu.
 O Castelo da Vila Alba, sempre charmoso e belo e as ruínas do Castelo Vidal.
 O Rancho do Zeca Bigode, como bem disse o apresentador, sempre visitado por pessoas famosas que chegam em nossa cidade.
 Foi um maravilhoso programa da TVE, cultural e educativo, que resgatou um pouco da história do nosso ITAQUI, MINHA PAIXÃO! 


Comentários

  1. Muito lindo seu blog Fernando estás de parabéns, um forte abraço meu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo Glaucio, fazemos o melhor que podemos para divulgar as coisas boas do nosso querido Itaqui. Grande abraço!

      Excluir
  2. Lá pelos meus 10 anos, lembro que no Mercado Público de Itaqui haviam os açougues e as bancas que vendiam frutas, legumes e produtos de primeira utilidade.Na parte externa haviam as salas de Ballet, ministradas por Sueli Tati Cacciatóri,aulas de Pintura c m Paulinho,as aulas de piano com Dilema Delamora Degrazia ,as aulas de macramê com Nely Telecheia, bordado.... Eu aproveitei esse tempo que deixou boas lembranças e saudades. Agora temos que salvar este patrimônio histórico.Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Dirce Aguiar, é preciso salvar este patrimônio histórico. Durante anos ouço falar na sua restauração, a cada novo governo as esperanças se renovam, mas nada acontece. Abraços!

      Excluir
  3. Fico feliz em rever nossas participações nesse documentário do saudoso Rui Biriva, Itaqui ressente de ações assim desse nível do ponto de vista cultural. Caímos muito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Pedro Pampa, a Cigana e o Touro Jaguaré

A casilha, o rio e eu.