As "Ondas Curtas" estão em extinção?
PARA OS AMANTES DO RÁDIO
Percebo que quase ninguém escuta rádio de ondas curtas, qual seria o motivo deste total abandono? Me criei escutando emissoras de cidades distantes, e como gostava... Hoje, raramente se encontra no comércio aparelhos de rádios com 19, 25, 31 e 49 metros para citar as bandas que eram as mais usadas, como também as chamadas Ondas Tropicais. Ao contrário do que muita gente pensa, um transmissor de ondas curtas não necessita de grande potência, pois o sinal reflete (rebate) na Ionosfera sucessivamente percorrendo grandes distâncias, podendo até fazer a volta no planeta com boa qualidade de áudio. Este foi um dos temas que mais gostei quando no final dos anos 70 e início dos anos 80 fiz um curso de eletrônica e ainda eram comuns receptores com OC. É claro que a chamada "propagação" as vezes nos deixava mal, nos dificultando a sintonia e isso também tem uma explicação, mas não vem ao caso para o tema abordado no momento. As chamadas OC são ainda muito utilizadas pela aviação e radioamadores, em outras faixas, mas decididamente estão sendo abandonadas pelas rádios comerciais.
Certamente você já deve ter pensado que a culpada deste desinteresse pelas OC seja a Internet e sua popularização, podemos sintonizar qualquer rádio do mundo pela Web com som local, é verdade. Mas teve também o surgimento das FMs, som stereo com maior qualidade, apesar do pequeno alcance. Já no final dos anos 80 os receptores para carros começaram a vir sem OC, e os portáteis só com a faixa de FM, alguns acrescentaram faixas próximas de FM que possibilitam sintonizar o áudio de algumas estações de TV.
Pois é... Nos novos tempos não existe mais lugar para Emissora de Ondas Curtas. Para quem é apaixonado por rádio como eu, dá uma saudade danada, vontade de escutar as chamadas Broadcast do jeitinho antigo, com interferências, com a propagação abrindo e fechando. Como era bom!!
Comentários
Postar um comentário