Postagens

Mostrando postagens de 2012

Que o novo venha logo!!

Imagem
 Adeus ano velho! Se foi bom ou ruim, agora não importa muito... é hora de renovar, como vestir uma roupa nova para se fazer melhor figura. Que o novo comece logo, me trazendo força, saúde e compreensão, tentarei fazer tudo melhor não só para mim e minha família, quero ter novas amizades e conservar as antigas, estar aberto para o que é bom e positivo. Me encho de esperanças e vou sacudindo a poeira, com as experiências do passado me ajudando, construirei algo realmente novo dentro de mim, quero refazer caminhos com sabedoria e assim obter felicidade!   FELIZ 2013 PARA TODOS!!

Boas Festas!!

Imagem
 Boas festas!! Que neste natal se renovem as esperanças de um mundo mais humano, de paz e tranquilidade. Que no ano novo, tenhamos a capacidade de diferenciar as coisas boas das ruins. Desejo a todos os amigos que acompanham este blog, um feliz Natal e um ano novo maravilhoso cheio de realizações. Minhas pequenas férias estão acabando e logo estarei nas atividades normais. Grande abraço!!

Itaqui 154 anos

Imagem
 Meu Itaqui amado hoje quero te dar um grande abraço, se isso não é possível, o importante é que sintas o meu gesto. Município fundado em 6 de Dezembro de 1858, completa 154 anos. Itaqui de tantas histórias, ainda jovem se compararmos com municípios vizinhos. O fato de ser uma cidade pequena não quer dizer que não tenha progresso, eu  que te acompanho desde que nasci, sei que está se desenvolvendo muito bem. O mais importante é que mantenhas esta qualidade de vida que aqui temos, os bons e velhos hábitos simples de uma típica cidade do interior, como o de conversar e namorar sentado ao banco da praça, apreciar o maravilhoso pôr do sol no cais do porto, admirar o rio Uruguai e as noites estreladas de luar. Progresso sim, mas por favor mantenha esta sua identidade, de pacta e hospitaleira cidade da fronteira.  Minha bela Itaqui, terra de Cyro Gavião, Manoelito de Ornellas, Euclides Aranha, João Sampaio e tantas outras expressivas personalidades da nossa cultura, estas co...

Mateando Solito II

Imagem
 Saudades!! Foram tantos grandes amigos, entre eles Tito Lopes (meu cunhado), um piadista de marca maior que como ninguém sabia nos alegrar. A saudade é uma luz viva iluminando a estrada do passado. "Não que eu seja saudosista, é que eu sou herdeiro da herança do passado".

Prece Gaúcha

Imagem
"...PRA FAZER UM NOVO MUNDO, ONDE O AMOR, SEJA A LEI."  EL NEGRO MANOLO , com sua grande sensibilidade poética nos brindou do seu trabalho "Encontro Americano" esta música maravilhosa chamada Prece Gaúcha . Confesso que me emocionei ao produzir este clip. É isso aí amigo, a porta da felicidade só abre com a crença no bem e na paz.

O João tudo!

Imagem
 Que linda homenagem feita a este poeta do Itaqui! Para quem como eu, tem o prazer desta amizade, posso afirmar que a letra fala tudo. Com toda sua simplicidade, este gaúcho chamado João, sempre se destacou na arte de fazer poemas e versos que emocionam a todos, gaúchos e fronteiriços. Ama sua terra como poucos, traz de berço suas raízes farrapas e castelhanas, o que muito nos orgulha.  Letra e música de Jorge Guedes e Luiz Carlos Borges, a canção "João Sampaio" feita da maneira mais simples, diz tudo que se poderia deste grande João... O nosso João Cardeal, nosso João tudo!

Salvem o chimarrão!

Imagem
 O que está havendo com o Chimarrão, a grande paixão dos gaúchos? Qual é o motivo da erva-mate estar tão cara? Praticamente proibitiva aos bolsos e guaiacas, está se tornando um verdadeiro caso de saúde pública. Todos sabem dos benefícios que ela causa à saúde combatendo e inibindo a progressão da aterosclerose, combate colesterol ruim, diabetes e até emagrece. Sabemos também dos hábitos alimentares dos gaúchos, tudo com muita carne (churrasco), alimentação pesada, o que seria de nós sem o Chimarrão? É fundamental para os gaúchos que a erva-mate seja de boa qualidade e barata para o consumo.                                                       Negro Manolo - Vire o Mate  Não sei se para reduzir custos, as ervas estão com muitas misturas deixando de ser naturais como deveriam ser. O governo tem que fazer uma fiscalização rigorosa sobre is...

Mudar para melhor!!

Imagem
 Sempre no final de cada ano fazemos um balanço de tudo que passou, do que acrescentamos e podemos ainda realizar para melhor. Mudanças são necessárias em nossas vidas, cada dia é um novo dia, esperanças se renovam e é vivendo que se aprende.  Comecei a mudar mesmo, foi a partir de 1995, ano que estive enfartado devido ao excesso de trabalho e preocupações. Uma semana no hospital e uma recuperação que exigia muitos cuidados, me fizeram repensar  a vida que levava. Passei a valorizar o presente, isso de só pensar no amanhã é uma burrice, muitas pessoas pensam que a felicidade somente é possível depois de alcançar algo, na verdade, deixar para ser feliz amanhã é uma forma de ser infeliz.  Passei a gastar meu tempo com coisas que me dão satisfação, mais realizando do que sonhando, não quero desperdiçar meu tempo e o que sou, ficar tentando algo que não sei se poderei alcançar deixou de ser importante. A frase não é minha, alguém uma vez escreveu ou falou "Na busca...

Quero viver na euforia!

Imagem
  Recém é novembro e a cidade já começa a viver o clima do carnaval, é sem dúvida a maior festa popular brasileira. E aí como você está se preparando? E a sua escola de samba já está ensaiando? Qual é o tema do samba enredo? É a síntese das perguntas (para puxar assunto) que estou ouvindo nos últimos dias. A imensa maioria dos brasileiros gosta tanto de carnaval, que quando acaba, a única certeza que tem é que estará na folia do próximo ano.   Carnaval é a alegria do povo, é samba, suor e purpurina. As vezes confundido por desordem pública, é na verdade a satisfação que toma um pileque de ilusão nos fazendo esquecer todos os problemas. É onde todos se encontram com a alegria, portanto não fique triste, ele está por chegar novamente. Participe! Vá para avenida, vá para o salão, vista a fantasia! Afinal, este é o momento de fantasiarmos nossa rotina, nossos sofrimentos e angústias. Mamãe eu quero! Mamãe eu quero, viver na euforia.

Gaúcho de duas querências

Imagem
  MANUEL ORIBE FERNÁNDEZ ALVES , o "NEGRO MANOLO" , nosso "hermano uruguayo" que reside em Santana do Livramento, nos dá de "regalo" esta belíssima poesia, retratando bem o seu sentimento e de todo fronteiriço. Que fantástico é o  CD "De Campo y Frontera", onde ele canta e declama em espanhol e português, acompanhado no violão pelo maestro Julio Cobelli. Maravilhoso trabalho. Parabéns!!

Tá especial, tá de primeira!

Imagem
  O frio se foi, as eleições passaram, as flores e a vegetação estão mostrando seu esplendor na bela paisagem, até se começa a falar em carnaval. Quando tudo está bem é costume se dizer no Itaqui que "tá especial, tá de primeira" e o Grupo Sapucay da Fronteira é especial de primeira, ou como também se diz por aqui, "louco de bem bom".

Um cara de sorte!

Imagem
Telmo de Lima Freitas , foto dos anos 80, época que morou em Itaqui.                                                    Relembro com saudade do convívio com este grande poeta, compositor e cancioneiro da "Terra dos Presidentes" (São Borja), quando nos anos 80 residia em Itaqui. Um gaúcho pra lá de "macanudo", atualmente morando em Porto Alegre.  Igualmente impossível não lembrar do poeta Cyro Gavião , ilustre itaquiense já falecido, com o qual tive o prazer de conviver ainda na minha infância no início dos anos 60, quando de suas visitas ao seu irmão Nelson Gavião (meu tio). Mais tarde na capital, nos anos 70, ainda muito jovem, tive o prazer e o privilégio de frequentar junto ao poeta os mesmos lugares e desfrutar um pouco mais dessa amizade.  Por tudo isso posso dizer que sou "um cara de sorte" .

Sou do Itaqui

Imagem
  Nasci e me criei no Itaqui, correndo nos campos e nadando nas águas dos rios Uruguai, Cambaí e Ibicuí. Foi assim que o meu amor por este torrão da fronteira se desenvolveu, tornando-o então no meu "pequeno mundo", do qual nunca meu cordão umbilical foi cortado e sempre me apego mais e mais.  Quando comecei a fazer clips de músicas que falam nesta terra, de uma forma amadora, sem nenhuma pretensão comercial a não ser a de divulgar nossos artistas e nossa cidade, não foi a toa que escolhi estas duas músicas para iniciar esta caminhada: "Itaquiense" do meu conterrâneo e amigo Délvio Oviedo e "Sou do Itaqui" do Tchê Barbaridade. Estas foram as primeiras produções feitas em homenagem principalmente a todos que, por razões distintas estão longe do pago, na esperança de aproximar estes filhos desgarrados e extraviados por esse mundão afora! Sou do Itaqui E dai se não sou daqui Sou lá da fronteira, lá do Itaqui Uruguai as vezes me bota em apuro Te as...

Virando o mate

Imagem
 "Vire o mate companheiro, vamos dar uma encilhada, assim começamos o dia ao fim da madrugada..."   O chimarrão é sem dúvida um dos hábitos mais antigos no nosso Rio Grande amado. Está presente em todos os lares gaúchos, seja de rico ou de pobre,   colorados ou gremistas, uma bomba e cuia com erva boa nunca haverá de nos faltar. É com ele, num verdadeiro ritual que começo o meu dia, e se não for assim vira uma verdadeira tortura e certamente o dia não será dos melhores. A primeira coisa que se oferece para visitantes é um bom chimarrão recém preparado, aceita um companheiro(a)?!?

Meu Jeito

Imagem
  Marcelo Schweighofer canta uma das canções que marcaram ao longo da existência da "Casilha da Canção Farrapa" de Itaqui-RS. Uma composição de Rubinaldo Messina Kulmann e Fernando Thones Borges , dois nomes que honram a nossa música e nossas tradições. Vamos relembrar!

Um pouco mais de Semana Farroupilha

Imagem
 A  Semana Farroupilha  é o que existe de mais significativo e especial ao culto das  Tradições Gaúchas , culmina com o desfile do dia  20 de Setembro . Nossa pequena homenagem a cidade de  Itaqui-RS, Brasil,  mostrando um pouco do que foi em  2012 . Fotos de  Schneider Fotografias  e música de  Robério Leiva Carneiro.

No tempo do telefone a manivela

Imagem
 Até o início dos Anos 70, na minha infância e adolescência, o telefone em Itaqui tinha manivela. Para se fazer uma ligação funcionava da seguinte forma: Dava-se algumas maniveladas até a atendente da Central lhe perguntar o número para completar a ligação, nem é preciso dizer que esta pessoa era a mais bem informada da city (podia escutar todas as conversas). Para se fazer um interurbano a dificuldade aumentava, era tanta que que se ficava rouco de tanto gritar.  A importância dos radioamadores nesta época era fundamental para as comunicações a longa distância. Thomaz Zacarias Sanchotene , PY3KV , meu pai, foi um dos pioneiros no Rio Grande do Sul. Durante muitos anos prestou serviços à comunidade totalmente de graça, estava sempre pronto para ajudar a qualquer hora do dia ou da noite. Foi o elo para notícias de familiares que estavam longe, as vezes em tratamento médico nos grandes centros, solicitações de aviões para transporte de doentes e inúmeras vezes também serviu ...

As "Ondas Curtas" estão em extinção?

Imagem
                                         PARA OS AMANTES DO RÁDIO  Percebo que quase ninguém escuta rádio de ondas curtas, qual seria o motivo deste total abandono? Me criei escutando emissoras de cidades distantes, e como gostava... Hoje, raramente se encontra no comércio aparelhos de rádios com 19, 25, 31 e 49 metros para citar as bandas que eram as mais usadas, como também as chamadas Ondas Tropicais. Ao contrário do que muita gente pensa, um transmissor de ondas curtas não necessita de grande potência, pois o sinal reflete (rebate) na Ionosfera sucessivamente percorrendo grandes distâncias, podendo até fazer a volta no planeta com boa qualidade de áudio. Este foi um dos temas que mais gostei quando no final dos anos 70 e início dos anos 80 fiz um curso de eletrônica e ainda eram comuns receptores com OC. É claro que a chamada "propagação" as vezes nos deixava mal, nos d...

A Triste História do Touro Salino dos Campos do Bororé

Imagem
Mais um Conto Crioulo Rimado do grande poeta, compositor e letrista Itaquiense, JOÃO SAMPAIO .

Um 20 de Setembro maravilhoso!!

Imagem
Em Itaqui um verdadeiro dia do Gaúcho!!  Quando acordei ontem, a primeira providência foi abrir a janela e olhar para o céu, e por sorte o dia se mostrou lindo, temperatura agradável, finalmente tínhamos o sol a brilhar, saudando a data magna dos gaúchos, tudo perfeito! Alegre preparei o mate já esperando ansioso o horário dos desfiles, marcado para as dez da manhã na rua D. Pedro II, largo do Parque Comendador Fermino (o Parcão), um lugar ideal para esse tipo de evento. Antes da hora, já estava eu lá, me protegendo à sombra de uma árvore nativa, revendo amigos e velhos conhecidos entre milhares de moradores da nossa querida cidade.  O desfile transcorreu na mais perfeita ordem e beleza. Milhares de cavalarianos, gaúchos e prendas todos orgulhosos por estarem ali representando suas entidades. No final tivemos um vencedor, o Piquete José de Almeida Carpes saiu campeão, mas na verdade não tem perdedores, todos tiveram méritos e devem ser considerados grandes venc...

Revolução Farroupilha (um pouco da história)

Imagem
General Antonio de Sousa Neto , em 11 de setembro de 1836, diante das forças revolucionárias, no Campo dos Menezes: " Camaradas! Nós que compomos a 1ª Brigada do Exército Liberal devemos ser os primeiros a proclamar, como proclamamos, a independência desta província, a qual fica desligada das demais do Império, e forma um Estado livre e independente, com o título de República Rio-grandense, e cujo manifesto às nações civilizadas se fará competentemente. Camaradas! Gritemos pela primeira vez: Viva a República Rio-Grandense! Viva a Independência! Viva o Exército Republicano Rio-grandense! "

A Semana dos Gaúchos

Imagem
                                                   Foto de Nana Bonorino  Começou a Semana Farroupilha, a semana dos gaúchos. Para nós que temos orgulho de nossas raízes, amor à terra, este é um momento muito especial, de culto às tradições do Rio Grande do Sul amado! Momento festivo de inúmeras alegrias, desfiles, churrascadas e bailes. Não podemos esquecer que é principalmente uma celebração em memória da Revolução Farroupilha, que durou por longos 10 anos, e que muito sangue rolou nesta terra. Como dizia Teixeirinha cantando: Meu coração é pequeno porque Deus me fez assim, o Rio Grande é bem maior mas cabe dentro de mim. Sou da geração mais nova, poeta bem macho e guapo. Nas minhas veias escorre o sangue herói de farrapo!!

O Pedro Pampa, a Cigana e o Touro Jaguaré

Imagem
O dom e o talento de João Sampaio para compor, todos conhecem. João, que sempre exalta as belezas da vida do campo e de sua querida Itaqui. Aqui nos brinda com um CONTO CRIOULO RIMADO.   "O PEDRO PAMPA, A CIGANA E O TOURO JAGUARÉ" .  Uma belíssima interpretação do autor. Mais uma vez tiro o meu chapéu, e te presto reverências meu prezado amigo e conterrâneo.

Fronteiriço do Itaqui

Imagem
Independente de premiação em festival, este chamamé está fadado ao sucesso. Parabéns João Sampaio e parceria. Letra: João Sampaio Música: Marcelo Cortes de Carvalho Canta: Victor Salgueiro. Fronteiriço do Itaqui         (1ª parte) Na proa do meu destino Murmúrio de vento e água Me habita o canto dos rios Pois nasci numa pirágua. Me criei pescando "raia" Mangurujú e surubi Na garupa de um caíque Na costa do Cambaí Bailei muito do outro lado Fui naval depois chibeiro Trabalhei de carneador Nos tempos do Saladeiro Desde novo enfrento o mundo Que até pensei sem mágoa Que um dia vou virar peixe De tanto "andá" embaixo d'água!! Quando escuto um chamamé Sapucaio igual um sino Isso herdei do meu avô Que era meio correntino! Carrego a luz de duas pátrias Na minha alma de guri E um trem apitando triste Na ponte do Aguapey! Sou itaquiense e tenho orgulho Deste rincão guarani Se na tua terra parceiro Fecharem as portas pra ti Arruma...

Tributo para um tropeiro

Imagem
Homenagem in memoriam a Rosalino Salcedo, pai do radialista Itaquiense Ceneu Salcedo. Hoje estamos tropeando recordações. Então fica o nosso reconhecimento ao Rosalino, um tropeiro das antigas, com seus relevantes e importantes serviços campeiros.

Os vencedores da 15ª Casilha da Canção Farrapa - Itaqui - RS

Imagem
A 15ª Casilha da Canção Farrapa, no último final de semana, foi um sucesso e teve os seguintes vencedores: LINHA NATIVISTA CAMPEIRA 1º lugar: Voltando à Querência Letra: Jocemar Ferreira (in memoriam) Música: Cleiber Rocha Interpretação: Cleiber Rocha e Grupo Parceria 2º lugar: Onde o campeiro se ajoelha Letra: Hilo Paim Música: Flavio Campos Sartori e Adams César Interpretação: Adans César 3º lugar: Estampa "Gaucha" Letra: João Sampaio e Odenir dos Santos (in memoriam) Música: Renato Fagundes Oliveira Interpretação: Nelson Souza LINHA TEMÁTICA FARROUPILHA 1º lugar: A última carga de lança Letra: Alan Otto Redu e Cristiano Behling Música: Andriego Garcia Von Laer Interpretação: Raineri Spohr e Rui Carlos Ávila 2º lugar: Por amor e um ideal Letra: Maxsoel Bastos de Freitas e Claudionir Araújo Bastos Música: Dilson Cavalero Dias Interpretação: Ricardo Tubino Dornelles 3º lugar: Relato de um anônimo herói farrapo Letra: João Sampaio Música: A...

A casilha, o rio e eu.

Imagem
 O festival itaquiense Casilha da Canção Farrapa , este ano está na sua 15ª edição. Muitos foram os nomes que se revelaram ganhando destaque no passado. Um deles sem dúvida foi Marcelo Schweighofer interpretando a composição de Rubinaldo Messina Kulmann . " A Casilha, o rio e eu" na minha modesta opinião é uma das mais belas canções já apresentadas neste festival. Vale relembrar.

Divulgando o que é bom.

Imagem
Nossos costumes, nossa música, nossa tradição, nosso orgulho. "Ser gaúcho não é opção geográfica, é filosofia de vida".

Ser gaúcho

Imagem
 Setembro ainda não chegou e a cidade de Itaqui já está em alvoroço, preparando-se para os eventos farrapos. Começando pela 15ª Casilha da Canção Farrapa, nos dias 31 de agosto, 01 e 02 de setembro, um festival que se supera ano após ano. As cavalgadas, chegada da chama crioula, o desfile, as programações dos CTG's e piquetes, tudo está sendo cuidadosamente planejado e ansiosamente aguardado.  É bonito ver a gauchada feliz, e como parece ser importante usar lenço no pescoço, bombacha, botas e chapéu de aba larga. O gaúcho gosta de cultuar as tradições porque conhece a história do Rio Grande. Gostamos de sentir a liberdade, gostamos do campo e da lida campeira, como é prazeroso o cheiro da terra e ter amor por ela. O gaúcho é antes de tudo um batalhador que não se deixa derrubar. Ser gaúcho é bater no peito e dizer que tem orgulho de ser daqui, é saber cantar em voz alta o nosso hino. Por tudo isso, que sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra.

Misto de sentimentos

Imagem
 Olhando este pássaro neste horizonte... Sinto algo que não sei explicar, é um misto de solidão com liberdade, de vida e saudade, de melancolia e felicidade. Toda esta mistura de sentimentos, me torna confuso. Porém, fica bastante claro que a vida apesar de complexa é bela, para vivermos bem temos que admirar a natureza, os animais e as pessoas. Viver bem é obra de inteligência e amor.

Itaqui antiga e atual

Imagem
 Como é bom relembrar o Itaqui de antigamente, sua história e seu glorioso passado. Maravilhoso nos voltarmos para o presente e o futuro, sabedores de tudo que representa e representou nossos antepassados.  Itaqui, o portal do Rio Grande, onde só haviam índios Guaranis até a chegada de uma missão de jesuítas em 1700. Foi palco de várias batalhas durante a Guerra do Paraguai (1864-1870). Como cidade temos apenas 154 anos, em 1858 fomos desmembrados do município de São Borja. Estamos certos de um futuro de progresso, unidos com os povos das cidades vizinhas (da outra margem do Rio Uruguai) Alvear e La Cruz da República Argentina, haveremos de conquistar a nossa ponte internacional.  A propósito, mostro neste vídeo gravações de um gaúcho, gaiteiro do Itaqui, nosso velho Ambrosio Mello tocando chamamé. E a propósito também, destaco entre outras fotos, as tiradas por Diego Petruszynski um "hermano" argentino.  Este trabalho é simples, como eu sou, mas ...

ITAQUI

Imagem
  Minha bela Itaqui, teu nome que se deriva do Guarani, significa pedra d'água, pedra macia, boa para afiar. Tuas pedras nunca estiveram em meu caminho para atrapalhar, são pedras abençoadas por Deus, pedras das oportunidades e das mais belas esculturas naturais.    Já ouvi pessoas falarem que antes de serem brasileiros, são gaúchos, pois eu digo que antes de ser gaúcho sou itaquiense, tamanho é meu orgulho por esta terra onde nasci.   Itaqui de Cyro Gavião, Elton Saldanha, Délvio Oviedo, João Sampaio, Quide Grande e tantos outros poetas e cantores, ilustres representantes deste pago. Itaqui do pôr do sol do cais do porto, do Rio Uruguai, do Teatro Prezewodowski um dos mais belos e antigos do Brasil. Que honra as tradições gaúchas, cultuadas pelos CTG's Rincão da Cruz e Cristóvão Pereira de Abreu, dezenas de piquetes e MTG's. Da agricultura e pecuária pujantes, destaques no cenário nacional. Das lindas mulheres e paisagens naturais. Teus campos verdes, ri...

Ronda de tropa

Imagem
 Elton Saldanha , com a música Ronda de tropa , homenageia nossos heróis tropeiros gaúchos, que viajavam grandes distâncias montados em seus cavalos, durante semanas seguidas, conduzindo numerosas tropas de gado, enfrentando todos os tipos de sofrimentos no caminho, a saudade de casa e da família. Homens que se arriscavam para impulsionar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do Brasil.

"Baile das negra touro"

Imagem
Foi ali no Itaqui que eu afinei a minha guela, lá pras bandas da capela mandavam eu espichar couro, e eu ia campear namoro pelas madrugadas frias e me aloitar com as gurias no baile das das negra touro... COMPOSIÇÃO DE:  Elton Saldanha,  João Sampaio  e Quide Grande. OS MATEADORES, m aiores animadores  de bailes  que conheço.

Anos 80', a melhor década!!

Imagem
 Como em todas as épocas, fatos ruins também aconteceram nos anos 80, incluem-se a guerra das Malvinas (1982), no Brasil o atentado do Riocentro (1981), a morte de Tancredo Neves (1985), em Itaqui a maior enchente da história (1983). Mas vamos lembrar só do que foi bom: A criação da nova Constituição Brasileira (1988). Na música (o que mais nos interessa aqui), inúmeras bandas de rock e pop surgiram nos anos 80. A-ha, U2, The Police, Duran Duran, para citar algumas internacionais. No Brasil, RPM, Ultraje a Rigor, Titãs, Legíão Urbana, 14 Bis, Barão Vermelho, Kid Abelha, Paralamas, Ira!, entre outras, algumas surgidas nos meados dos anos 70, só se consolidaram na década de 80. Foi lançado o primeiro Rock In Rio (1985). Os anos 80 são conhecidos como a década da música eletrônica, a Dance Music , danceterias em todo mundo tocavam sem parar Michael Jackson, Cher, Madonna, Bee Gees, Roxette, David Bowie, Cyndi Lauper, Tina Turner, Bruce Springsteen, Laura Branigan entre outros. Em Ita...

Fandango no Itaqui

Imagem
 Não existe nada melhor que um fandango no Itaqui. Em setembro tem a semana farroupilha, é um espetáculo!! Te aprochega tchê!!

Saudade da minha Vila Ênio na avenida

Imagem
Este vídeo é uma versão mais compacta do trabalho que fiz em 2011. Conto os dias para ver minha escola de samba favorita passar novamente na avenida. Em 2013, vamos lá Vila Ênio, arrebenta!!

Nos meus tempos de rapaz

Imagem
 Quando, ao sair do meu Itaqui para estudar nos meus tempos de rapaz, a maior felicidade do mundo estava em retornar nas férias escolares. Rever o meu pago, encontrar meus pais e família, o reencontro com a namorada e os amigos, que momentos sublimes eram aqueles!! Este trabalho que fiz retrata bem o que sente o itaquiense ao ausentar-se desta terra. Canção maravilhosa de Juarez Bittencourt. "Nos meus tempos de rapaz."

Vaneira do Itaqui

Imagem
 É um grande orgulho ser conterrâneo de Elton Saldanha. Itaquiense que carrega a marca no peito, da terra onde nasceu.

O dia do Rock

Imagem
Hoje, no dia do Rock, vamos reverenciar os Rock's que rolaram em nossas vidas. Tudo começou a mais de 50 anos, a maioria de vocês não haviam nascido. Na época do hairspray e bom cabelo, tinha laquê pra todos os gostos. O Brasil era trinado pela voz latinizada de Trini Lopes. A propósito, Rick Valance (intérprete de "Tell Laura I Love Her") usava esse nome artístico em homenagem ao criador de "La Bamba", Ritchie Valen, sabia? Os inesquecíveis anos 60, de Elvis Presley, Hollies, Beach Boys (os surfistas adoravam), Beatles com suas incríveis arquiteturas vocais, Rolling Stones, Ventures com seus clássicos instrumentais, faziam as trilhas sonoras de uma época. Nestes anos rebeldes, a crista da onda era cantar em inglês o sucesso do Johnny Rivers "Hang on Sloopy", no Brasil conhecida como "Pobre Menina" do Leno & Lilian. Roberto Carlos com seu programa de TV "Jovem Guarda", já era o rei. Grupos como Renato e Seus Blue Caps...

Saudade (Mateando Solito)

Imagem
Ninguém sente saudade de algo ruim, ela nos resgata sempre algo de bom. Tem dias que desejamos ficar quietos, que nos deixem quietos com nossos pensamentos e lembranças. Não quer dizer que estamos tristes ou deprimidos. Hoje, neste momento, estou lembrando com saudade dos amigos que não poderei mais abraçar, pelo menos nesta vida. De muitos não pude me despedir, mas não importa, estão todos bem guardados do lado esquerdo do peito. Mateando Solito - Poesia de Lourenço Vargas , citando diversos personagens inesquecíveis do nosso Itaqui.

Um gaiteiro do Itaqui

Imagem
Em homenagem a todos músicos do Itaqui grande!!

Eu aprendi - WILLIAM SHAKESPEARE

Eu aprendi que ignorar os fatos não os altera; eu aprendi que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu; eu aprendi que o amor, e não o tempo, é que cura todas as feridas; eu aprendi que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa; eu aprendi que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você está escalando; eu aprendi que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.

Fim de tarde em Itaqui

Imagem
 Momento do mate, quando os sentimentos afloram, inclusive os de tristezas. Fim de tarde em Itaqui , letra de Landro Oviedo , canta Cesar Pirelle .

Coletânea As 14 Mais

Imagem
Coletânea quase completa das 14 Mais, CBS Discos, de um total de 29 volumes, faltam apenas os vol.17, 21 e 28. Totalizando 26 LP's, perfeitos e sem arranhões. VENDO, preço a combinar. Contato MSN: fbsanchotene@hotmail.com

Para Itaqui

Imagem
João Sampaio, poeta maior do nosso querido Itaqui.

Itaqui, minha paixão

Relação de algumas músicas que falam no Itaqui: Lourenço Vargas - Mateando Solito (poesia) Elton Saldanha - Itaqui Telmo de Lima Freitas - Ciro Gavião Jorge Guedes - João Sampaio Juarez Bittencourt - Nos Meus Tempos de Rapaz Os Tiranos - Tributo Para Um Tropeiro Os Mateadores - Fandango no Itaqui Elton Saldanha - Vanera do Itaqui Delvio Oviedo - Itaquiense Cesar Pirelle - Fim de Tarde Em Itaqui Juarez Bittencourt - Um Gaiteiro do Itaqui Elton Saldanha - Ronda de Tropa Os Mateadores - Num tranco de Vaneira Rubenz Paz - Recuerdos do Itaqui Tchê Barbaridade - Sou do Itaqui Sapucay da Fronteira - Tá Especial, Tá de Primeira Os Mateadores - Baile das Negra Touro João Sampaio - Para Itaqui (poesia) Whalter Morais - Flor Gaúcha do Itaqui (Dona Josepha)  Marcelo Schweighofer - A Casilha, o Rio e Eu Marcelo Schweighofer - Meu Jeito Robério Leiva Carneiro - Semana Farroupilha Telmo de Lima Freitas - Ambrozio de Mello

Long play e sua história.

 Em 1807, o físico inglês Thomas Young consegui, usando um estilete, gravar as vibrações de um corpo sonoro num cilindro giratório coberto de fuligem, instrumento que o tipógrafo Edouard Scott acabou combinando com o seu "fonoautógrafo", capaz de gravar palavra e canto. O americano Thomas Edison inventou o fonógrafo, que registrava e reproduzia o som. Em 1877, o alemão naturalizado americano Emile Berliner inventou o disco e o gramofone.  Foi o alemão Fred Figner que montou a primeira fábrica de discos no Brasil e da América do Sul, a Odeon, em 1903. Esses discos de 78 rotações, com aproximadamente quatro minutos de duração, acabaram superados pelo long playing de 33 rotações, criado pelo engenheiro húngaro Peter Carl Goldmark (1906/1977). No Brasil, o LP chegou em 1951.                                                          (Cons...

Para colecionadores de discos de vinil (LP's)

 Breve estarei postando no blog, minhas coletâneas de vinis, muita coisa já vendi, terei que fazer um levantamento, tenho ainda em torno de 600 LP's ou mais, todos em estado de novos. Podemos negociar. Aguarde.

Músicas e sentimentos

 Ritmada como o coração, triste como a saudade, alegre como o riso, apaixonada como o primeiro amor, a música fala direto aos sentimentos, como uma expressão fiel da nossa alma.  Que arte é essa que, com uma simples mistura de sons, tem o poder de trazer de volta lembranças ou nos fazer mudar de humor em minutos?  Arte mágica que garante para cada momento uma trilha sonora capaz de nos fazer viajar ao que há de mais íntimo dentro de nós.  Durante a maior parte da minha vida estive fortemente ligado à música, se ganhei ou se perdi nesta vinculação, não tem a menor importância, os momentos de prazer e felicidade sempre estiveram presentes em meus projetos.

Itaquiense

Imagem
Um verdadeiro hino para os itaquienses. Retrata bem o sentimento dos moradores desta terra. Belíssimo trabalho musical composto e gravado pelo amigo DÉLVIO OVIEDO.